CBF recebe comitiva da ACEB para ajustes no Protocolo de Imprensa

A Diretoria da ACEB esteve reunida esta tarde, terça-feira (30 de agosto), na sede da CBF com o novo Diretor de Comunicação da entidade, Rodrigo Paiva. Na pauta diversos assuntos relevantes e urgentes sobre credenciamento e protocolo de imprensa.

O presidente da ACEB, Erick Castelhero, acompanhado do vice-presidente Rogério Amaral, do diretor de Credenciamento Greyson Assunção e do diretor financeiro Eraldo Leite levou uma lista de sugestões e reivindicações. Rodrigo Paiva, demonstrando saber claramente como tratar cada assunto, falou sobre o real interesse da CBF de resolver os problemas relativos à imprensa em conjunto com as associações de cronistas esportivos. E trouxe para a reunião seu novo colaborador na diretoria de comunicação, o jornalista Sérgio Rangel.

Entre os temas mais urgentes está o processo de credenciamento, visto que o atual sistema eletrônico da CBF se mostra obsoleto. Rodrigo Paiva convocou até mesmo o responsável pela TI, Thiago Neves, para tomar ciência das falhas que são registradas semanalmente pelas associações de cronistas. Profissionais que trocaram de veículo e não estão cadastrados na nova empresa; falta de atualização de veículos com o respectivo CNPJ; erros nos números das credenciais de muitos profissionais; veículos que já não cobrem futebol e até os que não existem mais, mas continuam figurando no sistema da CBF; enfim... uma série de falhas no banco de dados, que precisa ser corrigida. Rodrigo Paiva identificou a necessidade de um recadastramento geral para a próxima temporada.

A aprovação ou reprovação de um credenciamento, de veículo ou profissional, deve passar também pela avaliação das associações de cronistas, que estão mais próximas deles e conhecem melhor cada caso.

Em última análise, ACEB e Associações Estaduais de Cronistas Esportivos se colocaram à disposição para colaborar com a CBF no filtro de credenciados (aprovação ou reprovação), levando-se em consideração critérios já adotados em cada Estado, como: inscrição do quadro de sócios, obedecendo aos critérios legais, assiduidade na cobertura dos clubes em treinos, viagens e jogos dos diferentes níveis de importância. O objetivo é minimizar injustiça de colocar quem nunca acompanha o time para trabalhar em um jogo importante, deixando de fora quem frequentemente faz a cobertura. As solicitações de credenciamento devem ser finalizadas com 48 horas de antecedência de cada jogo. A aprovação ou negativa de credenciamento de cada pedido deve ser comunicada ao solicitante imediatamente após a definição da lista.

Também foi abordada a questão do contingente de profissionais credenciados para cada jogo, que tinha sido drasticamente reduzida na época do auge da pandemia e não se justifica permanecer assim. O número de 12 repórteres no gramado, como reza o atual protocolo é insuficiente para atender a demanda, pois, além das emissoras locais, é necessário espaço para repórteres de times visitantes. A situação se agrava em clássicos. Foi solicitado voltar ao número de 40 repórteres de campo (2 por veículo). A indicação de quem vai ao campo deve passar pelas associações de cronistas que conhecem a frequência e assiduidade de cada veículo e cada profissional.

Também foi colocada em pauta a liberação de entrevistas no pré-jogo nas zonas mistas (em alguns estados funciona, em outros não). Foi reforçada a necessidade de os profissionais apresentarem suas credenciais das respectivas Associações (estaduais, quando trabalhando em seu Estado, nacionais quando em viagem a outro Estado), além de ter o nome aprovado na lista da CBF.

Ao final da reunião, de mais de duas horas de duração, o presidente da ACEB comentou: “Levamos à CBF questões que precisam ser aprimoradas no atendimento aos cronistas esportivos. A CBF, através de seu diretor de comunicação, Rodrigo Paiva, foi receptiva às solicitações e se prontificou a fazer ajustes no protocolo”. Rodrigo Paiva disse à comitiva da ACEB: “Vamos resolver os problemas com bom senso e a colaboração das partes envolvidas”.