ACEB repudia desrespeito do técnico Abel Ferreira contra repórter no Mineirão
A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) repudia a atitude de desrespeito do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, contra o repórter Pedro Spinelli, da Globo Minas, neste domingo, no estádio do Mineirão.
A gravação estava sendo feita na zona mista do Mineirão, após o jogo Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras, em local destinado às entrevistas quando o treinador tomou o telefone celular das mãos do repórter.
Abel fazia uma abordagem a um dos integrantes da equipe de arbitragem, quando percebeu a filmagem do repórter. Depois o treinador ficou ainda mais irritado ao perceber que a reportagem da Itatiaia havia flagrado o seu gesto.
O treinador foi retirado do local por seguranças do Palmeiras.
A ACEB repudia qualquer ato contra a liberdade de imprensa e se solidariza ao repórter Pedro Spinelli.
Depois, em entrevista coletiva, Abel Ferreira se posicionou sobre o episódio e se desculpou pelo seu ato. Confira:
_“Fazer um esclarecimento, uma vez que todo mundo aqui gosta de transformar um copo d'água em uma tempestade. Passou-se aqui uma discussão, uma confusão ali no túnel, entre nosso diretor esportivo e um dos assistentes da arbitragem. E tinham ali, não sei se repórteres ou quem eram, a filmarem tudo. Eu peço desculpas se me excedi. São coisas do futebol, isso é muito nosso, mas infelizmente hoje todos têm câmeras. Peço desculpas se me excedi. Há coisas que a imprensa não tem que saber. Mas antes que vire uma tempestade, são coisas que se passam, então essa introdução, o meu esclarecimento para que não vire uma tempestade”.
A Diretoria
ACEB e ACERJ conseguem novas medidas de segurança no Maracanã, após agressão a jornalista
A mobilização da ACEB e da ACERJ em torno da agressão sofrida pelo repórter Vitor Chicarolli já obteve resultados práticos. Novas medidas serão colocadas em prática no Estádio do Maracanã como formas preservar a segurança de jornalistas.
Após ouvir e orientar o repórter, a ACEB alinhou com a ACERJ as ações. Nesta quinta-feira (25), a ACERJ recebeu da direção do Estádio a garantia de que vai reforçar o efetivo de segurança no local que faz vizinhança com a área de cadeiras cativas, onde não há isolamento físico. Além disso, a ACERJ colocará mais um fiscal no local, para atender os cronistas esportivos.
Repórter do site Meu Timão, Chicarolli foi agredido domingo (21), no estádio do Maracanã, durante a cobertura do jogo Flamengo x Corinthians pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ele estava devidamente credenciado e exercia a sua profissão jornalística nas tribunas de imprensa do Maracanã quando diz ter levado “um forte tapa na nuca” por um torcedor do Flamengo. Chicarolli explica que o motivo alegado pelo torcedor foi por “não estar comemorado a vitória do time carioca”. Fato inaceitável e que deve ser combatido.
A ACEB agradece à direções da ACERJ e do Estádio do Maracanã pela agilidade nas providências. A ACEB agradece também ao apoio da CBF, que emitiu nota de repúdio ao entender a gravidade do caso e a preocupação das associações.
Nota de repúdio: ACEB repudia agressão sofrida por repórter no Maracanã
A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) repudia profundamente a agressão sofrida pelo repórter Vitor Chicarolli neste domingo (21), no estádio do Maracanã, durante a cobertura do jogo Flamengo x Corinthians pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O repórter do site Meu Timão estava devidamente credenciado e exercia a sua profissão jornalística. Estava na tribuna de imprensa do Estádio quando diz ter levado “um forte tapa na nuca” por um torcedor. Chicarolli explica que o motivo alegado pelo torcedor foi por “não estar comemorando a vitória do Flamengo”.
Lamentavelmente, não é a primeira vez e não se resume a uma torcida, nem a um estádio especificamente. A cada dia a intolerância se faz presente nas praças esportivas com episódios de agressão.
A ACEB cobra das autoridades as devidas providências.
Diretoria ACEB
ACEB repudia decisão do Flamengo de impedir acesso do UOL ao CT Ninho do Urubu
A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) lamenta e repudia a decisão do C. R. Do Flamengo de impedir o acesso da equipe de reportagem do Portal UOL ao CT George Helal (Ninho do Urubu) nesta quinta, 23 e sexta-feira, 24 de março.
O fato se deu em retaliação do clube à matéria de denúncia sobre o incêndio no Centro de Treinamento.
O clube permitiu a entrada de outras equipes de reportagem.
A ACEB se posiciona contra o ato que fere a liberdade de expressão e o direito garantido na Constituição, e espera que o Flamengo reveja sua decisão.
ACEB repudia agressões a jornalistas na Paraíba
A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) repudia o episódio de agressões sofridas por jornalistas neste sábado (18), no estádio Almeidão, após o jogo entre Botafogo-PB e Sousa, pelo Campeonato Paraibano.
O presidente da Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE), Elialdo Silva, trabalhava na ocasião pela Rádio POP. Foi agredido e intimidado por Breno Morais de Almeida, dirigente do Botafogo. Acusações e xingamentos como “imprensa bandida, irresponsável, bando de vagabundos, presidente merda e filho da puta” foram proferidos a Elialdo. O radialista relatou que o filho de Breno, Alexandre Cavalcanti Amorim Almeida, tentou agredi-lo fisicamente, mas acabou contido pelo Secretário de Esporte do Estado.
Elialdo prestou queixa na Polícia Civil, em João Pessoa.
Os cronistas Fábio Hermano e Pedro Alves da Rádio CBN, também sofreram agressões no exercício de suas funções durante a partida.
A ACEB lamenta que episódios com propósito de intimidar imprensa, uma afronta à Constituição, ainda aconteçam. A ACEB apoia as decisões da APBCE no caso, solidariza-se aos cronistas esportivos da Paraíba e espera que as autoridades apurem os fatos com as devidas punições aos infratores.