ACEB vai ao Senado em defesa dos cronistas esportivos

A diretoria da ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) esteve em visita ao Senado Federal nesta quarta, 27 de abril, para audiência com a Senadora Leila Barros (PDT-DF), relatora do projeto de lei PLS 68/2017. Trata-se da criação da Lei Geral do Esporte, e direitos garantidos aos cronistas esportivos estão em xeque.

Pela lei vigente, nº 12.395/2011 – a Lei Pelé – os profissionais credenciados pelas associações de cronistas esportivos têm direito a acesso às praças esportivas (artigo 90-F). Mas o artigo fora retirado do novo texto que tramita no Congresso Nacional.

O Senador Lasier Martins (Podemos-RS), ex-cronista esportivo em Porto Alegre, elaborou um novo texto que ressalta: “Cabe exclusivamente às Associações de Cronistas Esportivos o credenciamento dos profissionais da imprensa em serviço, garantindo-lhes amplo acesso a praças, estádios, arenas, ginásios esportivos e assemelhados em todo o território nacional”. A emenda foi inserida no PLS 68/17 e analisada pela relatora Leila Barros.

Os cronistas esportivos, representados pelo presidente da ACEB, Erick Castelhero (Aceesp-SP), junto com o 1º vice-presidente Rogério Amaral (Aceg-RS) e o diretor financeiro Eraldo Leite (Acerj-RJ), apresentaram fatos e argumentos à Senadora Leila Barros e ao Senador Lasier Martins na audiência desta quarta (27). As respectivas assessorias dos parlamentares, presentes ao encontro, estão agora analisando o teor do texto que constará em definitivo do projeto de lei que será votado no Senado Federal.