COMUNICADO ACEB: PROTOCOLO DE IMPRENSA – COMPETIÇÕES DA CBF

Depois de inúmeras gestões das associações estaduais de cronistas esportivos, representadas nacionalmente pela ACEB, a CBF atendeu algumas das reivindicações da categoria na formulação do novo Protocolo de Imprensa a ser adotado em todas as competições organizadas pela entidade. Entre as boas novidades está a permissão para a volta ao entorno do gramado (atrás dos gols) dos repórteres de emissoras não-detentoras dos direitos de transmissão. Essa era uma antiga luta das associações de cronistas esportivos, bem como a manutenção dos direitos de credenciamento previstos em lei.

O novo protocolo vale para as competições: Brasileirão Séries A, B e C, Copa do Brasil, Copa do Nordeste (já encerrada este ano), Copa Verde, e Brasileirão Feminino A-1 e entra em vigor já na primeira rodada do Campeonato Brasileiro neste final de semana. Os cronistas devem solicitar o credenciamento através do sistema da CBF:

Já as competições: Brasileirão Série D, Feminino A-2 e competições de base, masculinas e femininas, o credenciamento fica a cargo das associações de cronistas esportivos e as respectivas federações, com repasse das listas à CBF, clubes e gestores dos estádios.

QUANTITATIVO E ENTREVISTAS

A norma passa a ter estas principais características:

a) Cinco (5) cronistas por rádio, contando com o operador técnico;

b) Repórteres liberados no gramado no limite de 12. Máximo de 1 por emissora. Não é permitido entrevistas e qualquer tipo de produção de imagem pelos repórteres de rádio. Os veículos interessados em ter reportagem de campo devem ser credenciados para tal fim;

c) Entrevista coletiva presencial e obrigatória após os jogos, na sala de imprensa;

d) Zona mista após o jogo com acesso para todos os credenciados: rádios, tvs, jornais, mídias digitais, portais, etc.;

e) Cronistas terão acesso ao estádio 3h antes do início da partida. Técnicos podem entrar 4h antes;

f) As salas de imprensa liberadas para os jornalistas credenciados.

Conheça a íntegra do documento da CBF: Diretriz Técnica Operacional