II Congresso da Associação de Cronistas do Brasil

Foi coroado de pleno êxito o II Congresso Nacional dos cronistas esportivos, promovido pela ACEB no Rio de Janeiro, sob o tema "Em tempos de olimpíadas, os novos rumos da comunicação". Presidentes das principais associações estaduais de cronistas do país marcaram sua presença e assistiram a debates sobre temas relevantes e que dizem respeito diretamente à atuação da crônica esportiva.

 

Joaquim Monteiro Carvalho Na abertura, quinta-feira, dia 19 de novembro, o presidente da Empresa Olímpica, Joaquim Monteiro de Carvalho mostrou como o Rio se prepara para receber os jogos. As obras de infraestrutura, de mobilidade urbana e as instalações esportivas foram apresentadas, sendo ressaltado que todas estão dentro do prazo de entrega.

 

Mário Andrada Na reunião plenária do dia 20, sexta-feira, o Diretor Executivo de Comunicação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Mário Andrada, ampliou o tema, mostrando como o Rio vai comunicar os Jogos. As competições serão no Rio, mas é o Brasil que vai apresentar ao mundo a maior competição esportiva do planeta. Depois de sediar a Copa do mundo, o país adquiriu experiência para realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são praticamente 42 copas do  mundo, uma de cada esporte. E se há temor com a violência, sobretudo após os recentes ataques terroristas de Paris, Mário Andrada lembrou que todos os grandes eventos realizados no Brasil transcorreram sem qualquer incidente.

 

 

 

Álvaro Dias O Senador Álvaro Dias, cronista esportivo pelo Paraná, falou sobre a Lei 12.395/2011, que alterou a Lei Pelé e inseriu o artigo 90-F para proteger a classe. Diz o texto que cronistas esportivos credenciados pelas associações de cronistas, tem acesso garantido aos estádios, ginásios e praças desportivas. Entretanto, no Congresso, os cronistas relataram diversos episódios que mostram como as federações e a CBF burlam a determinação da lei, impedindo sua atuação profissional, como, por exemplo, as entrevistas de campo, função precípua dos repórteres de campo. O Senador Álvaro Dias prometeu lutar por um adendo à Lei, que assegure o direito dos cronistas.

 

Carlos Alberto Parreira O laureado técnico Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994 - o tetra - debateu o delicado tema que envolve as relações entre os profissionais de imprensa e os profissionais do futebol - técnicos, jogadores, executivos. Com mediação do repórter da TV Globo Eric Faria, Parreira arrancou gargalhadas da plateia quando disse não entender porque a principal pergunta do jornalista é "qual é o time?" Entende que a discussão sobre forma de treinos e sistemas táticos seja mais relevante. Entretanto deu razão à crítica sobre treinos fechados à imprensa, como faz boa parte dos atuais treinadores dos clubes brasileiros. Foram ricas e curiosas histórias contadas por Parreira.

 

Joaquim Monteiro Carvalho Finalizando o dia, o editor do site Globoesporte.com, Gustavo Poli, conversou com os colegas de todo o Brasil sobre as novas mídias que passaram a fazer parte do dia-a-dia dos jornalistas. A chegada das redes sociais mudaram até o modo de apuração de  notícias. Trata-se de um mundo totalmente novo e fascinante, que está em constante mutação.

 

Reeleicao No terceiro dia, os delegados da ACEB se reuniram em assembleia geral ordinária para prestação de contas da atual gestão e eleição da nova Diretoria. Por unanimidade de votos o presidente Eraldo Leite, do Rio de Janeiro (ACERJ) foi reeleito para o segundo mandato de dois anos, tendo como 1º vice-presidente Márcio Martins, da Bahia (ABCD) e como 2º vice-presidente Isaías Bessa, do Paraná (ACEP).

 

 

Estiveram presentes ao II Congresso Nacional de Cronistas Esportivos, no Hotel Atlântico, no Rio de Janeiro,  os presidentes das associações estaduais do Rio de Janeiro, Marcos Penido (ACERJ) e seu vice Rafael Marques; de São Paulo, Luiz Ademar (ACEESP) e seu vice Erick Castelhero; do Paraná, Isaías Bessa (ACEP); Bahia, Márcio Martins (ABCD-BA); do Rio Grande do Sul, Edgar Vaz (ACEG); de Rondônia, Wolner Alonso (ARLER); do Rio Grande do Norte, Walfram Valentim (ACERN); do Pará, Geo Araújo (ACLEP); de Pernambuco, Iranildo Silva (ACDP); de Goiás, Lucimar Augusto (ACEEG); do Amapá, Carlos Brito (ACEAP); do Distrito Federal, Kleiber Beltrão (ABCD-DF); e Carlos Cruz, representando Luiz Carlos Gomes, presidente da AMCE-MG. O presidente da ACLEA-AM, Eduardo Monteiro e seu vice Paulo Roberto Pereira tiveram problemas pessoais de última hora e não puderam comparecer, mas manifestaram seu apoio e entusiasmo aos ideais da ACEB. Também marcaram sua presença no Congresso: Kléber Marques (ACDA-AL), com seus colegas Kennedy e Ronaldo, Dalmo (ARLER), e Liszt Madruga (ACERN), além do decano da crônica esportiva brasileira Loris Baena Cunha.


Foram mestres de cerimônia os renomados jornalistas Denis Menezes (amazonense) e Edson Mauro (alagoano), ambos radicados no Rio de Janeiro.

Presentes no Congresso

Presentes no Congresso

Presentes no Congresso

Presentes no Congresso

Presentes no Congresso